sábado, 30 de janeiro de 2010

QUATRO NOBRES VERDADES E O CAMINHO ÓCTUPLO



Em nosso primeiro encontro de 2010, iniciamos os trabalhos com um exercício de meditação e em seguida, propusemos uma vivência em trios, onde cada membro do trio deveriam escolher uma pessoa pra representar seu "eu" interior e a outra represetar saeu "eu" exterior. O "eu" exterior, representando o eu social (na dimensão escolhida pelo participante, podendo ser esta uma específica ou um conjunt delas) e o "eu" interior, representando a mais singular representação de sua força interna.
O resultado foi surpreendente e os paricipantes puderam falar sobre a experiência. Cada trio fez sua leitura sobre o que vivenciou e como isso pode revelar algo para si.
Para o próximo encontro, serão trabalhados conteúdos não explorados nesta vivência.

AS QUATRO NOBRE VERDADES

As Quatro Nobres Verdades foram compreendidas pelo Buda em sua iluminação. Para erradicar a ignorância, que é a fonte de todo o sofrimento, é necessário entender as Quatro Nobres Verdades, caminhar pelo Nobre Caminho Óctuplo e praticar as Seis Perfeições (Paramitas).

1. A Verdade do Sofrimento.

A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos nascimento, envelhecimento, doença e morte. Ninguém está isento deles.

2. A Verdade da Causa do Sofrimento.

A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz renascimento, acompanhado de apego passional durante a vida, e é a ganância por prazer, fama ou posses materiais que causam grande insatisfação com a vida.

3. A Verdade da Cessação do Sofrimento.

A cessação do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.

4. O Caminho que leva à Cessação do Sofrimento.

O caminho que leva à cessação do sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo.